quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dois Litros por Dia

"É saudável". Uma das verdades universais. Tomar água a baldes durante o dia faz bem pra saúde. Adquiri esse hábito assim que comecei a trabalhar por aqui. Todos os dias, quase um litro e meio de água com gás misturado com uma garrafinha de 500 ml de suco de maçã. É o que eles chamam de Schorle, um refrigerante pseudo-caseiro sabor maçã. Confesso que já fazia tempo que não via o resultado ser tão transparente - na verdade não presto a devida atenção na minha alimentação. Mas quanto a fazer bem pra saúde, não obtive resultados concretos que me permitissem elaborar uma opinião.
Pra ser sincero, a única opinião que tenho até agora é a de que esse hábito está fazendo mal mesmo é pra minha imagem. Hoje contei. Nove idas ao banheiro, durante o horário corporativo. Nove idas. E o efeito é imediato: as pessoas estão já me olhando de lado. Assunto delicado pra conversar com o estrangeiro que acabou de chegar. Mas a verdade é que já devem estar pensando que no Brasil não tem banheiros ou que eles são comandados pelos mandantes do tráfico na favela.
Em condições diuréticas, aceito de cabeça erguida ter minha bexiga comparada a de uma jovem aristocrata que não está acostumada a beber. Porque sei que tem muita gente nesse buraco comigo. Mas a história aqui é diferente. Até onde sei, suco de maçã não é diurético.
No entanto, o que descobri foi: as pausas contínuas têm contribuido muito para a minha performance. Levantar da cadeira, caminhar até o banheiro, sorrindo para as pessoas - que devem estar organizando um bolão de apostas dentro de seus escritórios para tentar acertar quantas vezes irei nesse mesmo dia - acabou se tornando um ritual crucial para retornar aos problemas com um olhar diferente. E encontrar soluções que antes não vinham.
Claro que seria bem mais válido (para minha imagem) levantar e caminhar pelo corredor. Ou subir e descer um andar. Quem sabe assim não iria parecer que tenho uma bola de tênis no lugar da bexiga. Mas não acredito tampouco que eu iria conseguir me desconcentrar tão fácil e em tão pouco tempo. Logo, a conclusão é: a bexiga é um dos órgãos mais sábios que eu tenho. E hoje a imagino com um bigode e um chapéu chineses - coisa de sabedoria chinesa mesmo.
Enfim, recomendo a prática. As vantagens são muito grandes. Desempenho melhor, distrações contínuas e a tal da melhoria na saúde. Só pela última não assino embaixo.
A desvantagém porém, é o impacto negativo no seu social. Enquanto você não esclarecer a razão das suas idas constantes ao toalete, será fácil vítima de apostas coletivas, olhares de canto e quem sabe de umas piadinhas inteligentes de duplo sentido, do tipo - "Cara! Já são 5h! Acho que vou-me já!" ou "Rapaz, não acha que seria legal colocar um VASO no seu escritório?".
No meu caso ainda tá valendo a política de respeito àquele que acabou de chegar. E acho que vai ficar por isso mesmo. Talvez seja coisa da minha cabeça. Ninguém deve ter reparado.
Só espero que não me ofereçam o escritório vago que fica mais perto do banheiro.

Um comentário:

  1. Marra... arranja um psicólogo, ou troque de emprego. Se o pessoal do seu trabalho tem tanto tempo livre pra fazer "bolões urinários", a coisa deve estar feia.

    abraços

    ResponderExcluir