quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Como explicar para um índio do século XV como funciona a internet móvel

-Amigo Pena Branca, esse USB-Stick que você está vendo, não é um qualquer. É o que me possibilita ter acesso à minha internet móvel! Assim posso navegar na internet de onde eu estiver.
-O que ser Internet?
-Internet é uma rede que compartilha informações entre pessoas do mundo inteiro. Elas apenas têm que ligar o computador, e se conectar. Com isso é possível navegar na internet, isto é, entrar em páginas, usar programas de chat, fazer downloads, etc.
-Homem Branco consegue navegar com uma rede? Rede de cipó???
-Não. Chamamos de rede pela complexidade do sistema. São servidores interligados a backbones, que formam grandes pólos de comunicação. E isso começa com o computador dentro da sua casa.
-O que ser computador?
-Computador é essa máquina que você está vendo. É como se fosse uma televisão que interage com você. Mas ao invés de assistir canais apenas, você tem uma infinidade de opções: escrever emails, criar programas, jogar vários games, etc. Com a adição da internet, as opções vão além!
-O que ser Internet?
-Eu já expliquei.
-Mas como trocar informações? Onde estar ouvidos dele?
-Hehehe, não. É mais do que isso. As principais interfaces do computador são o mouse e o teclado. Com eles, posso selecionar e escrever o que quero, respectivamente. Posso ainda ouvir som das caixas internas e gravar, através de um microfone.
-O Pomcutador ser escravo?
-Computador. Não. Na verdade, não é uma pessoa nem animal. É uma máquina. Hum, algo que não tem vida.
-Espírito???
-Não. É como se fosse uma jangada. Ou uma Oca. Algo que o humano construiu, para que lhe servisse de ferramenta.
-Caçar com computador?
-Não diria caçar com o computador, mas eu consigo entrar na internet, procurar o frigorífico mais perto de mim e mandar um email, ou ligar do skype, para que eles entreguem aqui. Mas se você faz questão de caçar, posso procurar por armas e um lugar regularizado pra caça.
-Não quero. Não ter graça.
-Que tal uma BALADA então? Só entrar no agitoselva.com.br e já era.
-Balada?
-Brincadeira, Pena Branca. Brincadeira.
-Homem Branco vai ter que ir. Pena Branca ter que caçar. Ficar três dias na floresta e poder não voltar. Perigoso.
-Certeza que não quer usar a internet pra conseguir comida? Demora cinco minutos pra achar e vinte minutos pro motoboy trazer. Se ele não chegar a tempo, não pagamos nada. Que tal?
-Pena Branca estar velho e cansado. Aceitar oferta generosa de Homem Branco.
-Certo! É só entrar no Google e pesquisar aqui... AH VELHO! TÁ FORA DE ÁREA! SACANAGEM!
-Hahahahaha. Pena Branca saber que Homem Branco falar demais. Até, Homem Branco!
-Não, peraí... deixa eu ver se mais pra esquerda funciona... volta aqui, Pena Branca!!!

E é essa história que passa pela minha cabeça toda vez que vejo essa minha internet inútil me mostrando 0.00 Kb/s.
Desaconselho fortemente quem estiver por optar pelo serviço de internet móvel da O2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário